Livros Históricos
A sequência dos livros da Bíblia tem
vários traços de uma longa parábola histórica e o interesse pela História já
estava bastante presente nos livros do Pentateuco. Mas é costume chamar Livros
Históricos a um conjunto que vem depois do Pentateuco. Na verdade, só se consegue
fazer uma História de Israel em sentido actual a partir da instalação do povo
em Canaã. E esse facto da actual historiografia coincide com a classificação
tradicional do referido conjunto, que inclui os livros seguintes:
Josué, que apresenta a entrada dos
hebreus na terra de Canaã, como quem vai tomar solenemente posse de uma herança
que lhe fora atribuída. É uma construção simbólica, não representando
inteiramente os acontecimentos históricos reais, como se pode ver no livro dos
Juízes.
Juízes, de facto, mostra-nos uma entrada
bastante mais dispersa das tribos em Canaã e dominando muito mais lentamente o
conjunto do território. Por outro lado, descreve-nos as vicissitudes e a
insegurança da vida levada por essas tribos, numa época ainda distante do tempo
da monarquia.
Rute é um romance histórico situado na
época dos Juízes, mas sobretudo um livro contra a xenofobia que marcou épocas
mais tardias do judaísmo.
A mais representativa e formal sequência
historiográfica deste período, que já começara com Josué e Juízes, integra
ainda o grande conjunto de 1.° e 2.° de Samuel e 1.° e 2.° dos Reis. A sua
redacção final parece ter-se inspirado já claramente na mentalidade
deuteronomista; por isso, costuma chamar-se-lhe a “Historiografia
deuteronomista”. Com ela pretendeu-se fazer o exame de consciência da História
nacional após o desastre do fim da monarquia.
Mais tarde, os livros 1.° e 2.° das
Crónicas retomam toda a História de Israel desde as origens, ou por meio de
genealogias e sínteses históricas, ou relembrando alguns episódios coincidentes
e outros complementares aos assuntos que tinham aparecido narrados na História
deuteronomista.
Esdras e Neemias contam alguns episódios
relativos à restauração do povo de Israel e da cidade de Jerusalém, depois do
regresso da Babilónia. No entanto, a historiografia sobre esta época, marcada
pelo domínio persa, ficou bastante aquém da sua importância no aparecimento da
Bíblia.
Tobias oferece-nos, com um quadro
familiar notável, as dificuldades de viver a piedade em condições sociais e
políticas adversas.
Ester descreve um drama de colorido algo
semelhante, mas alargado à experiência de todo o povo, que se vê ameaçado de
destruição e consegue, no fim, cantar vitória.
Judite é um romance histórico; simboliza
a capacidade de resistência aos inimigos, na época da luta contra os Selêucidas
(séc. II a.C.).
O 1.° e 2.° Livro dos Macabeus espelham,
por meio de uma historiografia muito ao gosto da época helenista, a luta dos
judeus para conseguirem libertar-se da política opressora dos Selêucidas. São o
último bloco historiográfico dentro da Bíblia.
Livros
Históricos
Josué
Juízes
Rute
1º de Samuel
2º de Samuel
1º dos Reis
2º dos Reis
1º das Crónicas
2º das Crónicas
Esdras
Neemias
Tobite
Judite
Ester
1º dos Macabeus
2º dos Macabeus
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