Livro de Jó
A questão da autoria do livro de Job está muito ligada
aos modos e momentos segundo os quais se terá processado a formação deste
conjunto literário. Definir a identidade de um autor por detrás da variedade
literária que existe no livro, e que mais adiante analisaremos, não será fácil.
É provável, no entanto, que o seu autor principal tenha sido um israelita,
certamente bom conhecedor do pensamento hebraico tradicional; daí os contínuos
paralelismos literários e doutrinais entre este livro e outros da Bíblia. Por
outro lado, também conhecia as grandes preocupações do pensamento humanista nos
países vizinhos da Bíblia. A síntese entre estes dois pólos está muito bem
conseguida.
NOME E DATA
A personagem central desta história é que parece não
ser uma figura hebraica. O nome de Job só aparece neste livro, em Ez 14,14.20 e
Tg 5,11, como uma figura lendária do passado, situado nos tempos patriarcais e
dotado de grande sabedoria. O autor israelita aproveitou tal figura para elaborar
esta obra, do gênero sapiencial. Isto denota apreço pela sabedoria universal ou
a vontade de reconhecer todos os valores, onde quer que eles se encontrem.
A data do livro é outra difícil questão. Grande parte
dos estudiosos situa-o após o Exílio, baseando-se quer na dúvida corajosa face
às categorias do pensamento religioso tradicional, quer em certas influências
aramaicas sobre o hebraico em que o livro está escrito, quer numa certa
abertura ao mundo exterior a Israel, para contrariar o ambiente xenófobo que se
vivia em Jerusalém, depois do Exílio (séc. V a.C.), testemunhado em Esdras e
Neemias. Mas há quem pense que o livro poderia ser bastante mais antigo.
Argumentos: alguns aspectos linguísticos e o tema, que já tinha raízes em realizações
muito anteriores nas literaturas do Médio Oriente Antigo.
LIVRO, TEMA
E TEXTO
O livro de Job constitui, no contexto da Bíblia, um
dado bem característico e original. Em primeiro lugar, porque enfrenta a
questão da experiência religiosa pessoal como um objeto de reflexão e porque o
faz com uma profundidade humana e um dramatismo dignos do melhor humanismo e da
mais requintada arte literária; em segundo lugar, porque nem representa muito
diretamente a linguagem teológica mais característica do Antigo Testamento.
O fato é que este livro se impôs como um dos mais
elevados momentos literários da Bíblia; e, para a História da teologia, da
filosofia e da cultura, até aos dias de hoje, ficou a ser um verdadeiro marco
miliário da tomada de consciência dos dramas da experiência humana.
A importância que este livro assumiu na Bíblia e nas
religiões bíblicas – Judaísmo e Cristianismo – veio-lhe também, em grande
parte, do fato de nele se exprimir um dos temas máximos da cultura e da
literatura humanistas do Médio Oriente Antigo. É a questão do sofrimento e das
suas repercussões, quer diretamente na experiência de quem sofre, quer indiretamente
na interação que se produz entre as concepções morais e outras categorias
religiosas fundamentais, tais como sofrimento e doença, pecado e castigo,
santidade e felicidade.
Enfim, é o problema de saber se existe alguma correlação
justa ou lógica entre a maneira honesta como se vive e a maneira como a vida
nos corre. Nos tempos bíblicos mais antigos, o Egito, a Mesopotâmia e Canaã
deixaram-nos exímios exemplos literários deste esforço de reflexão. É entre
eles que o livro de Job encontra a sua base e se destaca como valor de primeira
grandeza.
A maior parte do livro está escrita num hebraico de
grande qualidade literária, que levanta, pelo seu estilo e vocabulário
originais, algumas dificuldades de tradução. É natural que os simples leitores
de uma Bíblia o notem ao comparar várias traduções e verificar como estas
assinalam dificuldades de tradução de vários termos e passagens. Muito se tem
estudado sobre ele e muito há ainda a estudar até se poder atingir a melhor compreensão,
tanto do vocabulário como das subtilezas de construção sintática.
GÊNERO
LITERÁRIO, ESTRUTURA E FORMAÇÃO
Do ponto de vista literário, o livro de Job apresenta-se
dividido em duas secções principais, que se notam bem pela forma, pelo estilo e
pelas ideias. A secção inicial e a final, ambas escritas em prosa,
apresentam-nos a personagem central do livro, a figura de Job. É o que, no
esquema proposto mais adiante, se chama prólogo e epílogo biográficos. No
prólogo, Job aparece bem situado numa vida honesta e simultaneamente feliz;
mas, depois, passa por experiências de desgraça que levantam a questão de saber
se ele era, de fato, ou se continuou ou não a ser honesto; no epílogo, a sua situação
aparece, por fim, inteiramente restaurada.
Esta evolução na ação dá importância à segunda secção
do livro, que constitui a sua maior parte. Toda ela é uma discussão acesa sobre
os problemas suscitados pelo aparecimento do sofrimento e de grandes desgraças
na vida de um homem que não tinha culpa nem pecado. Esta parte em poesia é o
essencial do livro, embora assente na situação de vida descrita pelo texto em
prosa. O modelo literário é inspirado possivelmente nas discussões que se
faziam nos ambientes culturais da época. Cada amigo apresenta um tipo de
argumentação, e a discussão decorre, sem que Job, apesar do seu estado de
sofrimento, se mostre desfalecido. Até para esclarecer as relações com Deus é
utilizado o mesmo esquema. Numa intervenção final, Deus responde a todas as
discussões anteriores. O livro apresenta-se, assim, como um autêntico tribunal
de consciência, para o qual o próprio Deus é citado e onde toma assento.
Muitos estudiosos pensam que estas duas secções podem
não ser da mesma época nem ter sido escritas pelo mesmo autor. A primeira é
mais popular; a segunda é claramente mais complexa e profunda. Além disso, a parte
designada como “Discurso de Eliú” (32-37) apresenta claros indícios de ter sido
acrescentada posteriormente, quanto mais não seja porque ele não aparece na
lista dos amigos que, segundo a narrativa inicial, foram ter com Job para o
consolar. Estes aspectos da formação e da estrutura do livro são indícios de que
a sua redação pode ter tido uma história razoavelmente complexa.
DIVISÃO E
CONTEÚDO
Propomos o esquema seguinte:
I. Prólogo biográfico: 1,1-2,13;
II. Primeiro debate: 3,1-14,22;
III. Segundo debate: 15,1-21,34;
IV. Terceiro debate: 22,1-27,23;
V. Elogio da sabedoria: 28,1-28;
VI. Monólogo de Job: 29,1-31,40;
VII. Discurso de Eliú: 32,1-37,24;
VIII. Intervenção de Deus: 38,1-42,6;
IX. Epílogo biográfico: 42,7-17.
Os números VI, VII e VIII podiam constituir uma roda
dialogal final, mas dotada de um espírito razoavelmente diferente dos três
primeiros debates. Por isso, o elogio da sabedoria (28) poderia estar a servir
de separador e transição.
TEOLOGIA
O livro de Job é essencialmente uma obra de reflexão e
meditação; é mesmo um espaço para levantar questões ainda hoje dramáticas.
Chamar teologia ao seu pensamento pode até fazer crer que ali se apresenta uma
catequese ortodoxa e tranquila. E não é o caso. No entanto, podemos servir-nos
da palavra teologia, enquanto aqui é focado um conjunto de problemas, cuja
solução acaba por ir desembocar, em última análise, na concepção que se tem
sobre Deus.
Por um lado, em Job rejeita-se um sistema de pensamento
religioso: as posições moralistas e tradicionais da equivalência entre o
sofrimento de uma pessoa e algum pecado por ela cometido. É o pensamento
maioritariamente defendido pelos amigos de Job, com alguns matizes de diferença
entre cada um deles. Por outro lado, o pensamento religioso do livro parece
aproximar-se da nova consciência de Job, de onde emergem verdades já bastante
evidentes para ele, mas que o deixam ainda muito inseguro e mesmo
escandalizado. Mas nem todas as suas ideias são confirmadas, após a
contemplação da sabedoria (28), o discurso de Eliú (32-37) e a intervenção
final de Deus. Se as teses da religiosidade tradicional e popular sofrem uma
forte contestação, também as novas sensações iniciais de Job chegam ao fim algo
esbatidas. Job empreende uma reflexão amadurecida e profunda.
Em suma, neste livro recusa-se que a causalidade de
todo o sofrimento deva ser atribuída, seja ao homem, seja a Deus. A ética e o
ciclo da vida com os seus percursos naturais de sofrimento e morte são dois processos
coexistentes, mas autônomos. Pretender misturá-los é simplista e inútil. A
justiça e a ação de Deus não se podem medir com as regras de equivalência que
são normais em justiça distributiva. Eis um dos mais marcantes contributos do
livro de Job para esta importante questão do humanismo e da experiência religiosa.
A sua atitude básica perante o sofrimento não é de moral legalista, nem é
pietista, nem expiacionista. É uma atitude de corajoso acolhimento do real; é
contemplativa e verificadora; é um caminho de sabedoria. É, por conseguinte, um
espaço de transformação de si mesmo e dos fatos. É ainda acolhimento do Deus
invisível nas experiências humanas de paraíso e de deserto (19,25-26; 1 Cor
13,12).
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