Êxodo
Êxodo (do latim tardio exŏdus do grego ἔξοδος,
composto de ἐξ "fora" e ὁδός "via, caminho", significando
partida) é o segundo livro do Antigo Testamento e do Pentateuco/Torá, vem
depois do livro de Gênesis e antes do livro de Levítico. Na tradição hebraica,
chama-se Sh'moth (em hebraico: שמות,
literalmente "nomes", hebreu moderno: Shmot). A sua autoria foi
tradicionalmente atribuída ao profeta Moisés pela tradição judaico-cristã. A
crítica acadêmica moderna descreve o livro do êxodo com um copilado de textos
distintos, tendo recebido sua redação final no período posterior ao exílio
babilônico entre os séculos 6 e 5 a.C. O Livro do Êxodo dá continuidade ao
livro da Gênesis, relata como Moisés conduz os israelitas do Egito pelo deserto
até o Monte Sinai Bíblico, onde Jeová (vide YHWH) se revela e oferece uma
aliança: os israelitas devem manter a lei e, em retorno, receberiam a proteção
de Jeová que lhes daria Canaã (a Terra Prometida). Há muitas relatos bem
conhecidos no Êxodo, como a passagem pelo Mar Vermelho (possivelmente, Mar dos
Juncos), a revelação no Sinai, a entrega das tabuletas da lei, Bezerro de ouro
e o aparecimento de maná no deserto.
Título
O termo "Êxodo" deriva da
versão Septuaginta Grega (LXX), que procurava intitular os livros a partir do
seu conteúdo. O seu nome em hebraico é Shemôtht, que significa
"Nomes", de acordo com o costume de judaico de intitular os livros a
partir das suas palavras iniciais. (Êxodo 1:1 - "Estes são os nomes
…"; em língua hebraica We élleh shemôtht)
Data
De acordo com a tradição, o Êxodo e os
outros quatro livros da Torá foram escritos por Moisés na segunda metade do 2º
milênio a.C., entretanto estudiosos modernos divergem da autoria por Moisés.
A Edição Pastoral da Bíblia sustenta que
os capítulos 25-31 e 35-40 foram acrescentados por sacerdotes após o exílio na
Babilônia.
A Bíblia não cita o faraó do Êxodo por
seu nome, a data bíblica do Êxodo pode ser estimada por 1 Reis 6:1, em que se
lê que Salomão começou a construir o Templo no quarto ano de seu reinado, 480
anos depois que os filhos de Israel saíram do Egito. A maioria dos estudiosos
da Bíblia estima que o quarto ano do reinado de Salomão foi o ano 967 a.C. Logo
a data do Êxodo teria sido 1447 a.C. (967 + 480), quando governava Tutmósis
III, mas não há nenhum documento nem resto arqueológico egípcio que confirme
este excepcional acontecimento.
A figura mais popularmente associada ao
faraó do Êxodo é Ramsés II, embora não haja qualquer evidência arqueológica de
que ele tenha tido de lidar com as Pragas do Egito ou qualquer coisa similar ou
que tenha perseguido escravos hebreus fugindo do Egito. A estela de Ramsés II
em Beth Shan menciona dois povos conquistados que vieram a lhe "prestar
obediência" na cidade de Ramsés ou Pi-Ramsés mas não menciona nem a
construção da cidade nem os israelitas ou Hapirus. Ainda, acredita-se que Pitom
tenha sido construída no século 7 a.C.
Por outro lado outros estudiosos apontam
o ano de 1250 a.C. Isso porque, a conquista do Egito pelos Hicsos ocorreu por volta
da metade do século XVII a.C, e seu domínio durou cerca de 511 anos.
Arqueologia
Enquanto alguns arqueólogos deixem aberta
a possibilidade de ter havido uma tribo semítica oriunda da escravidão no Egito
e que uma figura como a de Moisés tenha realmente existido no século XIII a.C,
rejeita-se a possibilidade de que o Êxodo tenha acontecido conforme descrito na
Bíblia. Mais de um século de pesquisa arqueológica não descobriu nada que
pudesse comprovar os elementos narrativos do livro do Êxodo - os quatro séculos
de estada no Egito, a fuga de bem mais de um milhão de israelitas do Delta ou
os três meses de jornada através do deserto até o Sinai. Os registros egípcios
não fazem qualquer menção aos fatos relatados no Êxodo, a região sul da
península do Sinal não mostra traços de uma migração em massa como descrita no
Êxodo e virtualmente todos os nomes mencionados, incluindo Goshen (a região do
Egito onde os israelitas supostamente viveram), as cidades-armazém de Pitom e
Rameses, o local onde teria acontecido a passagem pelo Mar Vermelho (ou Mar dos
Juncos) e o próprio monte Sinai não puderam ser claramente identificados.
Acadêmicos que defendem a historicidade
do Êxodo concedem que o máximo que as evidências podem sugerir é que o relato é
plausível. Tem se tornado cada vez mais claro que a idade do ferro Israelense -
os reinos de Judá e Israel - tem suas origens em Canaã e não no Egito: A
cultura dos assentamentos israelitas mais antigos é Canaanita, seus objetos de
culto são os mesmos do deus canaanita El, o trabalho da cerâmica reflete as
tradições canaanitas locais e o alfabeto usado é o canaanita antigo.
Praticamente a única distinção entre as cidades israelitas das áreas canaanitas
é a ausência de ossos de porco, embora se este aspecto pode ser usado como um
marcador étnico ou é devido a outros fatores permanece assunto de disputa.
Estudo
Como em muitos outros livros históricos,
a história que é narrada aqui está muito longe da definição científica moderna,
pois se trata de uma história religiosa e cultural e não bélica, diplomática ou
política.
Objetivo
O principal propósito do Êxodo é manter
vivo na memória do povo hebreu o feito da fundação de si mesmo como nação: a
saída do Egito e a consequente libertação da escravidão. Através de sua fuga e
a busca da Terra Prometida, o judeu adquire consciência de sua unidade étnica,
filosófica, cultural e religiosa pela primeira vez.
O Êxodo estabelece também as bases da
liturgia e do culto, e está dominado em toda sua extensão pela figura do
legislador e condutor, o patriarca Moisés.
A aliança entre os israelitas e Jeová é
um ponto central da cultura judaica, tendo influenciado fortemente sua teologia
e espiritualidade. Esse acontecimento recebeu diversas releituras dentro da
própria Bíblia. Tanto o segundo Isaías como o terceiro relacionam o retorno do
povo de Judá do Exílio Babilônico como um novo Êxodo.
Os cristãos viram na doutrina de Jesus um
"novo Êxodo", veem Jesus de Nazaré como o verdadeiro libertador e
Moisés como uma mera figura intermediária que prepararia o povo para receber o
verdadeiro mestre.
Conteúdo
Êxodo dá continuidade à narrativa
iniciada em Gênesis. Relata o início da escravidão do povo de Israel no Egito,
sua posterior libertação e aliança com Deus no Monte Horebe, na Península do
Sinai, onde Deus entrega a Moisés as duas tábuas de pedra contendo os Dez
Mandamentos. Também narra o nascimento e a vida de Moisés.
A
Escravidão e Moisés
Depois da morte de José e de toda a sua
geração, subiu ao trono do Egito um novo Faraó - e muito provavelmente uma nova
Dinastia - "que não sabia nada a respeito de José." (1:6,8 BLH)
Segundo o relato bíblico, o Faraó disse ao seu povo: "Ele disse ao seu
povo: Eis que o povo dos filhos de Israel é mais numeroso e mais forte do que
nós. Vamos, usemos de astúcia para com ele, para que não se multiplique, e seja
o caso que, vindo guerra, ele se ajunte com os nossos inimigos, peleje contra
nós e saia da terra." (1:9,10 ARA)
Com esse fim designaram sobre eles,
chefes de trabalhos forçados com o objetivo de oprimi-los; de tornar a sua vida
penosa. Segundo o relato bíblico, os israelitas trabalham na construção das
cidades de Pitom (ou Pi-Atum, que significa "Casa de [deus] Atum") e
Ramsés II (que significa "Casa do Filho de [deus] Rá"; ou
Pi-Ramsés-Meri-Amon), que seriam locais para armazenagem de cereais. Ambas as
cidades situavam-se na fronteira oriental do Delta do Nilo. A cidade de
Pi-Ramsés seria a Avaris mencionada no relato do sacerdote e historiador
egípcio Manéto, citado pelo historiador judeu Flávio Josefo.
Quanto mais os egípcios os oprimiam,
tanto mais eles se multiplicavam, a ponto de os egípcios temerem uma rebelião.
(1:12-14) Para conter o preocupante aumento da população masculina entre os
israelitas, o Faraó terá ordenado que todo menino israelita recém nascido fosse
morto. (1:15-22). É neste contexto que surge o nascimento de Moisés. Uma mulher
levita (da tribo de Levi) consegue salvar seu bebê o deixando sem rumo no rio
Nilo em uma arca de junco. Então a filha do Faraó acha o bebê, e dá a ele o
nome de Moisés (traduzido como Salvado das águas). Moisés cresceu dentro da
sociedade egípcia, mas depois se solidariza com os israelitas, ao matar um
egípcio que estava batendo em um israelita.
Então foge do país e vai para Midiã. Lá
ele casa, e depois, converte-se em pastor do sacerdote Jetro (chamado Reuel, em
outra parte do Êxodo) e por sua vez Moisés chega a ser marido da filha de
Jetro, Zípora. Enquanto rebanhava o bando de ovelhas de seu sogro Jetro no
Monte Horebe, encontra Deus na forma de um anjo sobre uma sarça (arvoredo) em
chamas. Deus revela seu nome, YHWH (ou Jeová), a Moisés, e diz que ele deve
voltar ao Egito e liderar a fuga dos hebreus rumo à Terra Prometida de Abraão
(Canaã).
Moisés retorna ao Egito, e Deus o instrui
a aparecer diante do faraó e informar ele da exigência de Deus de que ele deixe
o povo de Deus partir. Moisés e seu irmão Arão fazem isso, mas o faraó recusa o
pedido e oprime ainda mais os hebreus. Moisés fala a Deus e Deus diz que os
hebreus conseguirão deixar o Egito. Deus envia uma série de pragas sobre o
Egito, mas o faraó insiste em recusar. Deus instrui Moisés a instituir o
sacrifício da Passagem entre os hebreus, e mata todos os primogênitos egípcios
e seus gados, mas evita as casas dos israelitas, que haviam marcado as portas de
suas casas com sangue de cordeiro. O faraó reconhece sua derrota e então
concorda em deixar os hebreus partirem.
Moisés explica o significado da Passagem:
é para a salvação de Israel do Egito, então os hebreus não irão requerer o
sacrifício dos seus próprios filhos, mas para redimir eles.
Passaria exatamente 80 anos, até os
israelitas serem libertados do Egito.
O
Êxodo e a Jornada a Israel
O Êxodo inicia. Os hebreus, 600.000
homens mais mulheres e crianças e uma multidão misturada, com suas manadas e
rebanhos, foram para a montanha de Deus.
O faraó persegue os hebreus, e Jeová
destrói o exército do faraó ao cruzar o Yam Suf (Mar Vermelho). Os hebreus
comemoram. Em Repidim, ele providencia água milagrosamente da rocha de Meribah
(Massah). Os hebreus chegam à montanha de Deus, onde o sogro de Moisés, Jetro,
o visita; para ele Moisés aponta julgamentos sobre Israel.
O povo de Israel organiza o acampamento
em Sucote, e dali caminha até ao Etão, no limite do deserto, onde acamparam.
(13:17,18,20) Sucote estava evidentemente a um dia de jornada (32 a 48 km) do
Etão que é acreditado que se estende ao longo do lado Norte da Península do
Sinai.
Retrocedem e acampam diante de
Pi-Hairote, entre Migdol e "o mar", à vista de Baal-Zefom [ou seja, a
fronteira Norte]. É o último lugar antes da travessia do mar Vermelho. (14:1-3)
Crê-se que Migdol seja a pronúncia egípcia do hebraico mighdal, que significa
"torre", devendo referir-se a um posto militar ou torre de vigia na fronteira
egípcia. Numa das Cartas de Tell-Amarna é mencionado Maagdali.
Após a travessia do Mar Vermelho, entram
no Ermo do Sur. Sur ou Shûr, significa "muro" ou 'muralha".
Depois de três dias de caminhada, chegam ao Oásis de Mara, em árabe Ani
Hawarah, onde as águas eram amargas. Mara significa "amarga", devido
à sua água ser salobre e sulfurosa, não potável. Andando 24 quilômetros mais
para Sul, chegaram ao Oásis de Elim, em árabe Wadi Garandel, com doze fontes de
água e setenta palmeiras. Elim significa "árvores grandes
[sagradas]". (15:22,23,27)
Atravessam o Ermo de Sim junto ao mar
Vermelho, entre o Oásis de Elim e o Monte Horebe (Sinai), hoje a planície de El
Kaa. Acamparam a Dofca, e depois em Alush, e finalmente, no oásis de Refidim.
Dafca é actualmente chamada em árabe de Serábit el-Chadem. Era um antigo centro
egípcio de extração de cobre e de turquesas e onde havia fornos de fundição.
Segundo os filólogos, Dofca é um nome hebraico que equivale a "fornos de
fundição". Alush é um local não identificado entre Dofca e Refidim.
A questão das codornizes como o maná, tal
como descritos no texto bíblico, são um acontecimento local natural. Somente as
suas circunstâncias (tempo, duração, quantidade, etc …) que tornam estes factos
em parte milagrosos ou inexplicáveis. O mesmo se aplica ao fenómeno da
"água brotar da rocha".
Foi em Refidim, a actual wadi Feiran dos
árabes, a noroeste do Monte Horebe. Foi aqui que ocorreu o episódio de
"água brotar da rocha" (Números 20:11). Foi o local da batalha entre
Israel e os amalequitas. Josué, ajudante de Moisés, saí vitorioso. (17:1,6; Números
33:12-15) Por fim, o povo de Israel acampa junto do Monte Horebe, na Península
de Sinai. Em árabe, é chamado Jebel Musa que significa "Monte de
Moisés".
Tal rota "oficial" do êxodo
carece de comprovação arqueológica. Alguns autores questionam o êxodo bíblico;
outros apresentam rotas mais plausíveis com o texto bíblico; Existem trabalhos
(como o de Ron Wyatt) que apontam a praia de Nuweiba no Golfo de Aqaba como o
provável local da travessia do mar Vermelho, e o monte sagrado situado na
Arábia Saudita, no local chamado em árabe de Jabel El Laws.
No
Sinai: As Leis e o Tabernáculo
No terceiro mês, os israelitas chegam ao
Monte Sinai, e seu Deus os anuncia, através de Moisés, que os israelitas seriam
seus filhos, porque ele os havia deixado partir com sua onipotência. Os
israelitas aceitam este chamado, e logo, com trovões, relâmpagos e com o som
das trompetas, e Deus aparece no cume do Monte Sinai, e as pessoas viram a nuvem
e "ouviram" a voz de Deus. Então, Moisés e Arão supostamente subiram
ao cume da montanha. Então Jeová anuncia o Decálogo (os Dez Mandamentos) na
escuta de toda Israel.
Depois anuncia um código mais detalhado,
relacionado a rituais e leis civis; e promete a terra de Canaã aos israelitas se
eles obedecerem, mas os alerta sobre a presença do paganismo de seus
habitantes.
Jeová chama Moisés no cume da montanha
para receber um conjunto de tábuas de pedra contendo as leis e instruções
adicionais.
Então Jeová dá a Moisés instruções para
construir um tabernáculo no qual Deus poderá dormir permanentemente entre os
hebreus, assim como instruções para as vestimentas dos sacerdotes, o altar e
seus pertences, o ritual a ser usado para ordenar os sacerdotes, e os
sacrifícios diários a serem oferecidos. Arão é escolhido o primeiro sacerdote.
E todos os futuros sacerdotes deveriam vir de sua linhagem. Então Jeová dá a
Moisés as duas tábuas de pedra com as instruções, escritas pelo próprio dedo de
Deus. Enquanto Moisés se encontrava no cume da montanha, o povo se impacienta e
exige a Arão a construção de um bezerro de ouro.
Deus informa Moisés que seu
povo tem se voltado contra ele, então ameaça em abandonar o povo de Israel, mas
Moisés intercede por eles. No entanto, quando ele se abaixa e vê o que foi
feito, fica com raiva e destrói as tábuas da lei. Depois de pronunciar o juízo
contra Arão e seu povo, Moisés sobe novamente e implora a Elohim pelo perdão.
Em consequência, Elohim ordena a Moisés fazer duas novas tábuas, onde ele
pessoalmente escreve os mandamentos. Deus entrega a ele o Decálogo, com os Dez
Mandamentos. Então Moisés regressa com seu povo, e enquanto lê as leis, o povo
o escuta com respeito.
Moisés reúne a congregação, e impõe o
descanso do Sabbath (sábado) e solicita oferendas para o santuário. A
totalidade da população responde positivamente, e abaixo da direção de Besaleel
e Aholiab, seguem todas as instruções para fazer o Tabernáculo, seu conteúdo, e
a vestimenta dos sacerdotes. Os israelitas juntam todo o primeiro dia do
segundo mês. Esta seção é quase uma cópia literal dos capítulos 25-31.
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