quarta-feira, 25 de maio de 2016

Ageu


Ageu

 

Pouco se sabe do autor ou do profeta que dá nome a este livro. Dele se fala em Esd 5,1; 6,14. O nome de Haggai, que significa “minha festa”, será possivelmente um apelido para caracterizar a sua dedicação ao culto e ao templo. O seu ministério foi de curta duração (de Junho a Dezembro de 520 a.C.). Pertence, portanto, ao último período do profetismo, o do pós-exílio, durante o reinado de Dario (tal como Zacarias).

 

DIVISÃO E CONTEÚDO

 

O livro do profeta Ageu não tem título e consta apenas de dois capítulos. Fala do profeta na terceira pessoa, o que supõe um grande trabalho redaccional. O texto actual deve ser obra de um discípulo do profeta, que resume a pregação do seu mestre.

 

Tematicamente, poderá ser dividido em quatro oráculos, datados pelo próprio autor (“No ano...”, “No dia...”):

 

1.° oráculo: 1,1-15;

2.° oráculo: 2,1-9;

3.° oráculo: 2,10-19;

4.° oráculo: 2,20-23.

 

Todos se referem ao templo e a Zorobabel, o chefe da comunidade, que tinha vindo da Babilônia com os desterrados.

 

TEOLOGIA

 

As más condições econômicas, a divisão entre os residentes e os repatriados e a situação geral de pobreza tinham conduzido o povo a uma situação de desânimo. O profeta atribui esta situação à falta de piedade que se manifesta no pouco interesse pela reconstrução do templo de Jerusalém.

 

Os trabalhos de construção, pelo contrário, significariam o renascer da verdadeira piedade e despertariam a benevolência do Senhor com a consequente melhoria de situação.

 

Ao lado desta finalidade imediata e material, aparece uma outra, não menos material mas de horizontes mais amplos: reconstruir o templo significa renovar a esperança nas grandes promessas escatológicas, no futuro maravilhoso que o Senhor tem preparado para o seu povo.

 

Este futuro também tem a ver com as outras nações: convencidas ou derrotadas, hão-de afluir a Jerusalém com as suas riquezas (2,7.22); Israel conseguirá vencer, conduzido pelo seu Messias davídico (2,20-23), recebendo como dom a paz (2,9); o grande dia virá acompanhado de grandes convulsões cósmicas. Zorobabel e a sua obra são a antecipação desta promessa.

 


 

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