quarta-feira, 25 de maio de 2016

Abdias


Abdias

 

Do autor do livro nada se sabe, a não ser o seu nome: Abdias, que significa “Servo do Senhor”. É um dos chamados “Profetas Menores”. O menor de todos, se aten­dermos à extensão do seu livro, se é que se lhe pode chamar livro, pois tem apenas 21 versículos. Mas a extensão nada conta, quando há algo a dizer em nome de Deus.

 

DATA E CONTEÚDO

 

Não é fácil determinar a data da sua composição. Parece, no entanto, que deve ter sido escrito a seguir a 586 a.C., data da destruição de Jerusalém. Esta referência histórica bastará para uma justa leitura do livro, admi­tindo embora alguns acrescentos posteriores.

 

No que respeita ao seu conteúdo, temos:

 

v.1: o título. v.2-14: exortação à luta contra Edom, contra quem é pronunciada uma profecia (v.2-9), por se ter regozijado com a destruição de Jerusalém e ter contribuído para agravar os seus sofrimentos (v.10-14). v.15-21: fala-se do «Dia do Senhor», que trará consigo a ruína de todos os povos e o começo de melhores dias para Israel.

 


 

Algo mais...

 

Obadias (profeta)

 

O nome é derivado do hebraico Obadiah Obhádhyah, o que significa "servo, servo ou servo do Senhor."  No Antigo Testamento há doze pessoas com este nome, das quais a mais importante é o profeta Obadias.

 

 Obadiah é o quarto profeta menor e quem é concedido o mais curto dos livros proféticos do Antigo Testamento (contendo vinte versos).  O título do livro é dedicado a nome do autor.  No entanto, recentemente alguns estudiosos acreditam que deve ser reconhecido como um apelido, porque comumente "servo do Senhor" seria concedido apenas como um último nome ou apelido, aliás, não é dada qualquer outra distinção informativo sobre o escritor, que é identificado como Obadiah.

 

 É verdade que a falta de informação com autoridade, tanto judeus como cristãos vieram livremente para preencher a lacuna em termos de autor, mas também é uma evidência de que "nada de Obadias conhecido, em termos de família, tempo de vida, local de nascimento, morte e outras circunstâncias que são desconhecidos para nós "(Abbé Trochon, Les petits prophetes, 193).  A única informação identificável sobre o autor é que ele pertencia a do reino de Judá .  Curtas A profecia de Abdias trata quase exclusivamente com o destino de Edom , tal como é apresentada nas primeiras palavras.  Deus tem convocado as nações contra Edom, que assenta o seu jogo rápido e dura reação, forte, mas em vão.  Ladrões completamente destruída (1-6).  Aliados e amigos viraram as costas (7) e sabedoria fazer crer falhará (8,9).  As punições vêm para a realização mostrado em direção Judah ser quando estranhos jogar lotes de Jerusalém (10-11).  As conclusões são resultado da conduta indigna (12-14).  O "dia do Senhor" está perto, sobre "todas as nações", em que em que a ruína espera por Edom e irá partilhar ligados à "casa de Jacó" e "a casa de José" (16-18).  Quanto a Israel, as fronteiras serão estendidas em cada sentido;  os "salvadores" aparecer no Monte Sião para "julgar" o monte de Esaú, e será estabelecida a lei do Senhor (19-20).

 

 Nas datas da Profecia de Obadias  

 

 Além da falta do livro de Abdias e sua falta de título, como é geralmente habitual no Antigo Testamento, há várias razões, tanto literárias e exegéticos, o que impede os estudiosos sobre a definição de uma data para a composição deste texto .  Entre eles estão vários (Keil, Orelli, Vigouroux, Trochon, Lesêtre, etc.) que atribuiu a composição no reinado de Jorão ( século IX. C. ).  Sua maior base para esta afirmação, é derivado da referência Obadiah faz a captura de Jerusalém (11-14), que é identificado com o saque da Cidade Santa por filisteus e árabes sob o reinado de Jorão (II Paralip ., xxi, 16,17).

 

 A única outra captura de Jerusalém durante o qual Obadias pode ser entendida (11-14) poderia ser o que ocorreu durante a vida do profeta Jeremias e foi relacionado pelo tempo de Nabucodonosor II ( 588 aC. - 587 aC. ).  No entanto, esta possibilidade é tomado como concedida como a descrição deste evento Jeremias (Jer., XLIX, 7-22) é visto como dependente da descrição do Obadiah (11-14) o último aparecendo como um registo escrito ou isso aconteceu pela primeira vez.  O silêncio de Abdias a respeito da destruição do Templo, que foi levada a cabo por Nabucodonosor, que, na medida em que ela entendia, não ocorreu no tempo do Rei Joram também foi descartada.

 

 Um segundo argumento para a criptografia em uma data próxima desta profecia deriva da comparação dos textos de Amos e Joel .  As semelhanças são estreitas e quando eles são examinados com cuidado, Obadias demonstrou que antecedeu tanto Joel e Amos.  De fato, em Joel, ii, 32 (Heb., III, 5) "como o Senhor tem ele disse" é a introdução de uma citação de Obadiah (17).  Portanto segue-se que a profecia de Obadias deve ter se originado entre o reinado de Jorão e o tempo de Joel e Amos, ou seja, cerca de metade do século IX.  C. Esta dedução também indicado que é confirmado pela pureza do estilo de profecia de Abdias.

 

 Outros estudiosos, incluindo Meyrick, Jahn, Ackerman, Allioli, etc., se referem a esse livro foi composto durante o tempo do cativeiro na Babilônia , cerca de 300 anos depois que o rei Jorão.  Eles argumentam que os termos de Abdias (11-14) é expressa pode muito bem ser entendida como referindo-se à captura de Jerusalém por Nabucodonosor;  Este evento corresponde ao que é dito que o dia "quando estranhos levaram cativo exército (Judá), e os estrangeiros entravam pelas suas portas e destruiu as fundações de Jerusalém", e também como o "dia em que Judah ele deixa o seu país e destruição dos filhos de Judá ocorre "," o dia da sua ruína ", etc.  Estes autores também admitem que Abdias (20) faz uma referência implícita como um dos cativos na Babilônia.

 

 Outros autores atribuem a Obadias uma data posterior.  Estes autores argumentam, como estudiosos anteriores, Obadias (11-14) refere-se à captura de Jerusalém por Nabucodonosor, mas alertam que (20), isso não prova realmente que Obadias viveu durante o período babilônico do exílio.  Eles insistem notar que um estudo detalhado de Abdias (15-21) com as suas características apocalípticas (em referência ao Senhor põe a mão sobre as nações, para a restauração de Israel, e a posição do comando de aguardar os judeus em o reino de Deus) diz respeito necessariamente o texto desta pequena profeta com outras obras literárias judeus [Joel, Daniel , Zacarias (ix-xiv)], que, acredita-se, pertence a uma data muito mais tarde sobre o retorno da Babilônia.

 

Essas são as três principais formas de hoje opinião prevalecente sobre a data da composição de Obadias.  Nenhum deles, no entanto, está em conflito com a natureza profética da ruína posterior de Edom e os tempos messiânicos.

 

Obadiah era mordomo de Acabe, e um profeta com medo de Deus;  Obadias escondeu cem profetas hebreus em uma caverna e alimentá-los pão e água.

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário