Abdias
Do autor do livro nada se sabe, a não ser o seu nome: Abdias, que
significa “Servo do Senhor”. É um dos chamados “Profetas Menores”. O menor de
todos, se atendermos à extensão do seu livro, se é que se lhe pode chamar
livro, pois tem apenas 21 versículos. Mas a extensão nada conta, quando há algo
a dizer em nome de Deus.
DATA E CONTEÚDO
Não é fácil determinar a data da sua composição. Parece, no entanto, que
deve ter sido escrito a seguir a 586 a.C., data da destruição de Jerusalém.
Esta referência histórica bastará para uma justa leitura do livro, admitindo
embora alguns acrescentos posteriores.
No que respeita ao seu conteúdo, temos:
v.1: o título. v.2-14: exortação à luta contra Edom, contra quem é
pronunciada uma profecia (v.2-9), por se ter regozijado com a destruição de
Jerusalém e ter contribuído para agravar os seus sofrimentos (v.10-14).
v.15-21: fala-se do «Dia do Senhor», que trará consigo a ruína de todos os
povos e o começo de melhores dias para Israel.
Algo mais...
Obadias (profeta)
O nome é derivado do hebraico Obadiah Obhádhyah, o que significa
"servo, servo ou servo do Senhor."
No Antigo Testamento há doze pessoas com este nome, das quais a mais
importante é o profeta Obadias.
Obadiah é o quarto profeta menor e
quem é concedido o mais curto dos livros proféticos do Antigo Testamento
(contendo vinte versos). O título do
livro é dedicado a nome do autor. No
entanto, recentemente alguns estudiosos acreditam que deve ser reconhecido como
um apelido, porque comumente "servo do Senhor" seria concedido apenas
como um último nome ou apelido, aliás, não é dada qualquer outra distinção
informativo sobre o escritor, que é identificado como Obadiah.
É verdade que a falta de
informação com autoridade, tanto judeus como cristãos vieram livremente para
preencher a lacuna em termos de autor, mas também é uma evidência de que
"nada de Obadias conhecido, em termos de família, tempo de vida, local de
nascimento, morte e outras circunstâncias que são desconhecidos para nós
"(Abbé Trochon, Les petits prophetes, 193). A única informação identificável sobre o
autor é que ele pertencia a do reino de Judá .
Curtas A profecia de Abdias trata quase exclusivamente com o destino de
Edom , tal como é apresentada nas primeiras palavras. Deus tem convocado as nações contra Edom, que
assenta o seu jogo rápido e dura reação, forte, mas em vão. Ladrões completamente destruída (1-6). Aliados e amigos viraram as costas (7) e
sabedoria fazer crer falhará (8,9). As
punições vêm para a realização mostrado em direção Judah ser quando estranhos
jogar lotes de Jerusalém (10-11). As
conclusões são resultado da conduta indigna (12-14). O "dia do Senhor" está perto, sobre
"todas as nações", em que em que a ruína espera por Edom e irá
partilhar ligados à "casa de Jacó" e "a casa de José"
(16-18). Quanto a Israel, as fronteiras
serão estendidas em cada sentido; os
"salvadores" aparecer no Monte Sião para "julgar" o monte
de Esaú, e será estabelecida a lei do Senhor (19-20).
Nas datas da Profecia de Obadias
Além da falta do livro de Abdias e
sua falta de título, como é geralmente habitual no Antigo Testamento, há várias
razões, tanto literárias e exegéticos, o que impede os estudiosos sobre a
definição de uma data para a composição deste texto . Entre eles estão vários (Keil, Orelli,
Vigouroux, Trochon, Lesêtre, etc.) que atribuiu a composição no reinado de
Jorão ( século IX. C. ). Sua maior base
para esta afirmação, é derivado da referência Obadiah faz a captura de
Jerusalém (11-14), que é identificado com o saque da Cidade Santa por filisteus
e árabes sob o reinado de Jorão (II Paralip ., xxi, 16,17).
A única outra captura de Jerusalém
durante o qual Obadias pode ser entendida (11-14) poderia ser o que ocorreu
durante a vida do profeta Jeremias e foi relacionado pelo tempo de
Nabucodonosor II ( 588 aC. - 587 aC. ).
No entanto, esta possibilidade é tomado como concedida como a descrição
deste evento Jeremias (Jer., XLIX, 7-22) é visto como dependente da descrição
do Obadiah (11-14) o último aparecendo como um registo escrito ou isso
aconteceu pela primeira vez. O silêncio
de Abdias a respeito da destruição do Templo, que foi levada a cabo por
Nabucodonosor, que, na medida em que ela entendia, não ocorreu no tempo do Rei
Joram também foi descartada.
Um segundo argumento para a
criptografia em uma data próxima desta profecia deriva da comparação dos textos
de Amos e Joel . As semelhanças são
estreitas e quando eles são examinados com cuidado, Obadias demonstrou que
antecedeu tanto Joel e Amos. De fato, em
Joel, ii, 32 (Heb., III, 5) "como o Senhor tem ele disse" é a
introdução de uma citação de Obadiah (17).
Portanto segue-se que a profecia de Obadias deve ter se originado entre
o reinado de Jorão e o tempo de Joel e Amos, ou seja, cerca de metade do século
IX. C. Esta dedução também indicado que
é confirmado pela pureza do estilo de profecia de Abdias.
Outros estudiosos, incluindo
Meyrick, Jahn, Ackerman, Allioli, etc., se referem a esse livro foi composto
durante o tempo do cativeiro na Babilônia , cerca de 300 anos depois que o rei
Jorão. Eles argumentam que os termos de
Abdias (11-14) é expressa pode muito bem ser entendida como referindo-se à
captura de Jerusalém por Nabucodonosor;
Este evento corresponde ao que é dito que o dia "quando estranhos
levaram cativo exército (Judá), e os estrangeiros entravam pelas suas portas e
destruiu as fundações de Jerusalém", e também como o "dia em que
Judah ele deixa o seu país e destruição dos filhos de Judá ocorre ","
o dia da sua ruína ", etc. Estes
autores também admitem que Abdias (20) faz uma referência implícita como um dos
cativos na Babilônia.
Outros autores atribuem a Obadias
uma data posterior. Estes autores
argumentam, como estudiosos anteriores, Obadias (11-14) refere-se à captura de
Jerusalém por Nabucodonosor, mas alertam que (20), isso não prova realmente que
Obadias viveu durante o período babilônico do exílio. Eles insistem notar que um estudo detalhado
de Abdias (15-21) com as suas características apocalípticas (em referência ao
Senhor põe a mão sobre as nações, para a restauração de Israel, e a posição do
comando de aguardar os judeus em o reino de Deus) diz respeito necessariamente
o texto desta pequena profeta com outras obras literárias judeus [Joel, Daniel
, Zacarias (ix-xiv)], que, acredita-se, pertence a uma data muito mais tarde
sobre o retorno da Babilônia.
Essas são as três principais formas de hoje opinião prevalecente sobre a
data da composição de Obadias. Nenhum
deles, no entanto, está em conflito com a natureza profética da ruína posterior
de Edom e os tempos messiânicos.
Obadiah era mordomo de Acabe, e um profeta com medo de Deus; Obadias escondeu cem profetas hebreus em uma
caverna e alimentá-los pão e água.
Nenhum comentário:
Postar um comentário