quinta-feira, 2 de junho de 2016

A Meditação Inaciana


 

MEDITAÇÃO  INACIANA

 

Nesta semana vamos dar uma olhada em alguns dos mais importantes modos de oração inaciana.

 

Também fica o convite para fazer a experiência de oração.

 

É no coração que está sua força para aderir ao plano de Deus

 

O primeiro modo de oração é o da meditação. Este tipo de oração pode ser aplicado a um texto bíblico, a um escrito de um Santo, ou a um trecho de algum livro de espiritualidade.

 

Após preparar-se para a oração - escolha do local, do tempo, da matéria da oração; tranqüilizar-se, colocar-se na presença de Deus, pedir uma graça -, tome aquilo que será a matéria de sua meditação. Leia pausadamente o texto, uma vez, duas vezes, sem parar para meditar. Apenas leia, deixando as palavras do texto se tornarem presença em seu coração. Leia-o então uma terceira vez, mas agora procurando perceber quais são as palavras ou frases que mais lhe tocam.

 

Por exemplo, se ao meditar sobre o Bom Pastor (Jo 10, 1-21), vendo Jesus afirmar “Eu sou o bom pastor, o bom pastor dá a vida pelas suas ovelhas”, você se sente tocado, pare aí. Repita estas palavras, deixando que elas caiam cada vez mais profundamente no seu coração.

 

Pergunte-se: o que isto me lembra? Como estas palavras entram na história de minha vida? Comece assim, relacionando-as com a história de sua vida, trazendo à memória fatos da realidade que você conhece, recordando acontecimentos de sua história pessoal, ou palavras que você ouviu, que se relacionam com esta expressão. Por exemplo, você pode estar passando por um momento muito difícil em sua vida, e perceber agora que tem sido protegido pelo Senhor, e que por isso você tem passado em segurança por esta dificuldade. E o mais incrível é que você ainda não tinha se dando conta desta presença amorosa.

 

Reflita agora sobre o que descobriu, usando a inteligência, para tirar maior fruto da Palavra de Deus. Aplique-a à sua vida, questione, aprofunde, relacione com outros trechos da Escritura. Deixe a Palavra de Deus mexer com você. Não se trata simplesmente de tirar uma mensagem, mas de ir gravando a Palavra em seu coração, de permitir que a Palavra ecoe no mais íntimo de seu ser. Por exemplo, ao perceber que o Senhor está cuidando de você, isto lembra-lhe as palavras do salmista: “O Senhor é meu Pastor, nada me falta” (Sl 22,1). Você então fica admirado diante desta palavra, e diante de todas as vezes que Ele cuidou de você, e vai experimentando o maravilhoso significado deste fato.

 

Neste instante você poderá notar que a meditação não fica só em idéias, mas desperta desejos, sentimentos, movimentos no seu interior. Poderá, por exemplo, perceber que seu coração vibra de alegria ao descobrir-se protegido pelo Senhor com tanto carinho. Estas descobertas da memória e da inteligência afetam seu coração, deixam marcas profundas no seu interior. Para onde estes desejos, estas marcas atraem você? Aqui, então, a meditação toca a sua vontade, fazendo com que você dê passos concretos para amar e servir a Deus e aos irmãos. É no coração que está sua força para aderir ao plano de Deus. É importante perceber que memória, inteligência e vontade (coração) não são separadas. Separamos em três momentos para tentar explicar o processo da oração, mas quando estamos rezando, as coisas caminham juntas.

 

PARA REZAR:

 

Tome Jo 10,1-21 e aplique os passos que descrevemos, sem pressa, deixando a Palavra de Deus ir ao mais fundo de seu ser. Para se fazer uma meditação é necessário dar tempo ao tempo. Não ter pressa, buscar as coisas do Senhor sem cálculos, para que Ele possa ir se doando sem medida.

 

 O que sacia e satisfaz a alma não é o muito saber, mas o sentir e saborear as coisas internamente

 

Fazer a oração tranqüilamente, sem pressa, até ficar saciado. Isto é muito importante, não só para a meditação, mas para qualquer modo de orar.

 

Você deve sempre parar naquilo que mais lhe toca o coração, e ficar aí o tempo necessário, sem pressa de ir adiante. Santo Inácio de Loyola ensina que “o que sacia e satisfaz a alma não é o muito saber, mas o sentir e saborear as coisas internamente”. Na oração, o que importa é sentir e saborear as coisas que Deus lhe fala, para ser transformado por esta experiência. Nenhum de nós, quando em oração, é um colegial que tem que apresentar os resultados da lição ao professor no final da aula. A oração é pura gratuidade. O tempo que conta, então, é o tempo de Deus. Este é o tempo da Graça, o tempo necessário para Ele agir em sua vida, transformar sua vida, marcar sua vida com o seu Amor, na medida em que você vai lhe permitindo esta presença. Enquanto uma palavra, uma frase, uma idéia estiverem causando eco em seu íntimo, fique parado aí, porque Deus ainda tem algo a lhe dizer com isto.

 

Deste modo, se você tomou um texto, e no final de um longo tempo de oração, ficou somente na primeira palavra deste texto, não há nenhum problema, pois Deus está lhe falando aí, e é importante ouvir com atenção demorada. Se no dia seguinte você ainda se sente tocado por esta palavra, e se sente inspirado a repetir o texto, ou repetir a oração sobre aquela única palavra, faça-o tranqüilamente, até saciar-se, pois Deus estará lhe falando aí.  Há pessoas que fazem os exercícios e ficam, a semana ou mês inteiro, sobre um texto só. Enquanto Deus vem ao nosso encontro, e vai saciando nossa sede interior, convém acolhe-Lo.

 

Conversar com o Senhor: o colóquio¹

 

Outro ponto muito importante é conversar com o Senhor, ou, como diz Santo Inácio, fazer um colóquio: “o colóquio se faz propriamente falando como um amigo fala a seu amigo”. Trata-se de uma convivência familiar com o Senhor, comunicando-lhe o que se passa em seu coração. E esta convivência se dá num clima de confiança, entre amigos, e você pode se manifestar sem reservas. Pode ser um pedido, um agradecimento, uma queixa, uma descoberta feita na oração, um questionamento, um desejo, uma busca, uma alegria, uma dor... Quando a Palavra de Deus toca o seu coração, certamente você tem muito que conversar com Ele. O colóquio pode ser feito durante o desenrolar da oração, ou no final dela. Note, porém, que se trata de uma conversa amiga. É um diálogo, em que você fala e escuta. Não é um monólogo, em que você fala sem parar, não deixando espaço para Deus se manifestar.

 

Termine com uma oração vocal: um Pai Nosso, ou uma Ave Maria, ou alguma outra prece.

 

¹ Colóquio: Inácio sugere que no final de cada oração se faça um “colóquio” com Deus, um diálogo muito aberto, livre, espontâneo, familiar, carregado de um imenso respeito, falando com Ele como um amigo fala com outro. O colóquio é o ponto culminante da oração. Exprime a presença total do homem diante de Deus, a resposta à sua Palavra, o meio mais profundo de identificação com o Senhor. Como a iniciativa é sempre do Senhor, há que deixar-se primeiro invadir pela sua Palavra, ouvir, “sentir internamente a presença e depois falar”. O colóquio brota da contemplação da Palavra de Deus e da ação do mesmo Deus no seu coração. O colóquio pode ser atingido a qualquer momento da sua oração, não somente no fim. Pode mesmo prolongar-se durante todo o decurso da oração.

 

PARA REZAR:

 

Tome Lc 15,1-24. Prepare sua oração. Medite sobre estes pontos e aplique-os à sua vida:

 

1. Como o filho mais moço foi infiel ao amor do pai. 2. Como, ao cair em si, ele confia no amor e na acolhida de seu pai, e volta decidido à casa do pai. 3. Como o Pai Misericordioso acolhe incondicionalmente o filho que volta, como vai ao encontro do filho, como fica feliz e faz a festa por tê-lo de volta.

 

Passos para a oração de meditação

 

1o PASSO: PREPARAR-SE

 

Buscar um lugar onde possa estar sozinho e sentir-se bem... O lugar e a posição do corpo devem ajudar na concentração e devem ser razoavelmente cômodos.

 

Escolher um bom horário e marcar o tempo da oração, sendo fiel a este tempo.

 

Escolher com antecedência a matéria da Oração.

 

2o PASSO: SITUAR-SE.

 

Tranqüilizar-se, fazer silêncio interior: estar com os ouvidos e o coração prontos para a escuta da palavra do Senhor.

 

Colocar-se na presença de Deus, ser presença na presença Dele: Tira as sandálias...

 

Pedir uma Graça: pedir é reconhecer-se dependente de Deus.

 

3o PASSO: A MEDITAÇÃO.

 

Leia o texto uma vez, sem se deter. Leia mais uma vez.

 

Leia o texto novamente, detendo-se naquelas palavras ou frases que mais tocaram você.

 

Mergulhe em profundidade, meditando, refletindo, sem pressa de passar adiante. Saboreie demoradamente cada palavra, até saciar-se.

 

4o PASSO: DIALOGAR.

 

Falar e escutar... Louvar ... Pedir ... Perguntar ... Silenciar ... Partilhe com o Senhor seus sentimentos, desejos, buscas, angústias, conquistas, medos... Converse com Ele como um amigo conversa com outro amigo.

 

Termine com uma oração vocal: Pai Nosso, Ave Maria...

 

5o PASSO: REVISAR A ORAÇÃO.

 

Revendo o processo da oração, procure anotar em seu diário espiritual:

 

Quais as palavras e frases que mais me tocaram?

 

Quais os sentimentos fortes que experimentei?

 

Senti algum apelo de Deus?

 

Tive alguma dificuldade?

 

PARA REZAR:

 

Tome Mt 5,1-12 e aplique estes passos.

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário