segunda-feira, 25 de abril de 2016

Exame de consciência nos EE.


 
EXAME DE CONSCIÊNCIA
oração que discerne, coração que escuta.

 

Para Santo Inácio, o “Exame de consciência” é uma oração sobre a própria vida. É um voltar sobre si mesmo, sobre o dia, para, no meio das circunstâncias até conflitantes da vida, encontrar a presença amorosa de Deus. Neste exercício, a atenção deve estar em “ver” como o Senhor está nos impulsionando e movendo.

O Exame é um meio importante para ENCONTRAR DEUS EM TUDO E TUDO EM DEUS. Trata-se de uma oração contemplativa: tomada de consciência da presença atuante e criadora de Deus, rico em misericórdia, através dos acontecimentos de nossa vida diária.

 

Os cinco passos do Exame apresentados nos Exercícios Espirituais (no. 43) nos permitem transformar gradativamente nosso coração e nossa mente, para nos tornarmos verdadeiramente filhos do Pai através de nossa experiência de vida neste mundo e neste momento histórico.

 

1. Agradecer a Deus

 

A atitude do cristão diante de Deus é a de uma pessoa pobre, que nada possui e que, todavia, é constantemente cumulada de dons. Só o verdadeiro pobre pode apreciar em seu justo valor o menor dos dons e  experimentar uma gratidão autêntica. Nossa gratidão deveria referir-se aos dons concretos e pessoais que recebemos, sejam grandes ou  pequenos. Aos poucos somos conduzidos a uma profunda compreensão de que “tudo é dom”. Agradecer ao Senhor os benefícios do dia que passou. Perceber como Ele se fez presente nos gestos e atitudes pequenas, mas significativas, gratuitas...

 

2. Conhecimento de si (petição de luz)

   

O exame não é uma questão de memória e de análise do dia vivido; é um olhar sobre nossa vida, guiado pelo Espírito; é atenção e resposta corajosa ao chamado que Deus faz no nosso coração. É ver a nossa vida como Deus nos vê, da maneira como somos. Nós não nos conhecemos com objetividade. Tendemos à vaidade diante das coisas boas que encontramos em nós, ou à frustração e ao pessimismo quando constatamos as coisas negativas. Por isso pedimos ao Senhor sua Luz: “Que o Espírito me ajude a ver-me um pouco mais como Ele próprio me vê”

                                                                  

3. Exame das “moções” por onde Deus me conduz

    

Dois momentos: - o que tem acontecido em mim e para mim?

                                - minha resposta.

a) A primeira preocupação se refere às minhas disposições interiores frente a Deus, à qualidade de minha disponibilidade, a atenção à Sua Vontade.

             - Como o Senhor tem atuado em mim? O que Ele tem me pedido?

             - Quê sinais Ele me deu hoje da sua presença e da sua ação no mundo?

         Este momento supõe uma atenção ao meu interior: meus sentimentos, minhas disposições, os “toques” do Espírito, os movimentos do coração... É aqui, nas profundezas de minha afetividade, tão espontânea  e forte, que Deus me move e lida comigo mais intimamente. A atitude principal é daquele que escuta; e escuta os apelos de Deus. É atitude de receptividade, de passividade e pobreza... diante do Criador.

 

b) Em segundo lugar, considerar minhas ações na medida em que foram respostas ao chamado de Deus. À luz da fé, é a qualidade da atividade, mais do que a atividade em si, que faz a diferença para o Reino de Deus. Nesse momento, fixar-me mais nos acontecimentos precisos que revelam as constantes do meu  comportamento e que trazem clareza interior e intuição.

O exame de minhas respostas quer ser um encontro pessoal, respeitoso e leal com o Senhor. Não ficar em um nível de superficialidade , mas descer às motivações dos atos, ou seja, às atitudes. São as atitudes ou motivações que nos revelam o mais profundo de nós mesmos.

1. Percorrer as ações e atitudes que você teve neste dia que passou. Foram gratuitas?... Evangélicas?... Libertadoras?...

2. Percorrer as moções  (sentimentos) que você teve neste dia. Foram positivas? negativas? Como se sente? Alegre? Triste? Animado? Atribulado? Consolado? Desolado?

      

Repassar o dia: os momentos em que estive mais próximo ou mais afastado de Deus e dos outros;

: situações que me causaram mais alegrias e esperanças ou tristezas e desesperanças;

: os gestos, pequenos ou grandes que pude fazer ou mesmo deixei de fazer;

: um olhar particular naquele aspecto da minha vida em que estou trabalhando mais.

 

4. Petição de perdão

 

Exclamação de admiração com um imenso Amor. O coração do cristão é sempre um coração que canta uma canção de profunda alegria e gratidão. A contrição e o arrependimento não são uma vergonha nem uma depressão por causa de nossa fraqueza, mas uma experiência de fé enquanto crescemos em nossa percepção do imenso desejo do Pai para  que o amemos com todas as fibras  de nosso ser. O Exame é uma oração na qual nos encontramos com o Senhor; é Ele mesmo que nos examina. É neste confronto com o Amor do Senhor que descubro minha fraqueza, infidelidade... e onde experimento a alegria e a paz pelas minhas respostas positivas. Diante do Cristo Crucificado e ressuscitado percebo o infinito Amor do Pai e a pobreza do meu amor. Mas confio no seu Perdão e Amor e me entrego a Ele.

 

5. Empenho (emenda) segundo os apelos de Deus

    

Uma resolução carregada de esperança. Neste ponto do Exame, deveríamos desejar vivamente encarar o futuro com um olhar e um coração renovados. Proposta para o dia seguinte, sincera e verdadeira. À luz do passado recente, como olho o futuro? Estou desanimado? acabrunhado? receoso? Prever o que vem pela frente: que critérios vão guiar minhas opções?

                                                  

: com quanto amor me disponho a viver o dia seguinte?

: que estratégias vou empregar para buscar estar unido com Deus na ação do dia seguinte?

    

Uma grande esperança deveria ser o clima do nosso coração, uma esperança não fundada sobre nossos méritos, mas sobre Deus nosso Pai.

Caminhar para o novo dia: um novo dom a ser vivido intensamente.

 

Resumindo:  Agradecer a Deus

                       Conhecimento de si

                       Exame das moções

                       Petição de perdão

                       Empenho segundo os apelos de Deus

                       TIL

ACEPETIL: todo dia, antes de dormir, tomar um comprimido; sua vida terá muito mais sabor.

 

O hábito desta oração, no final do dia, cria em nós aquela sensibilidade para reconhecer a presença de Deus em tudo. Isso nos ajudará a discernir, isto é, a distinguir  melhor no dia-a-dia, aquilo que vem de Deus e aquilo que vem do inimigo. O joio e o trigo.

 

O Exame (ou coração que escuta) é renovação e crescimento diário de nossa  identidade pessoal, essa pessoa amada por Deus e chamada por Ele no fundo de seu coração.

 

Facilitará também a melhora de nossas ações, na direção do Projeto de Amor que o Senhor vai constantemente apresentando ao longo do dia. Acolher este projeto, mesmo que as coisas não corram bem como gostaríamos, vai amadurecendo ações transformadoras: a vida pessoal vai mudando sob o olhar de Deus, na realidade em que vivo e, certamente, iremos encontrando aqueles gestos concretos de mais Justiça e Verdade ao nosso redor.

                                              “A Verdade vos libertará” (Jo 8,32)

 

“Ao despertar de manhã e começar o exame de consciência...”

(S.Inácio, Diário Espiritual, l9-02-l544)

 

Eis a maneira de começar o dia! Fazendo um exame de consciência!

Que estava examinando S. Inácio ao despertar? Seus sonhos? Sua conduta durante o sono? Não.

S. Inácio não estava examinando virtudes e vícios. S. Inácio estava encontrando-se com ele mesmo.

 

 

Havia feito seu último “exame” ao ir para a cama na noite anterior, e agora retoma o fio enquanto desperta, porque para ele o EXAME é a maneira de sentir-se vivo, de sentir-se na presença de Deus, de apalpar sua vontade, de estar atento, de tomar o pulso, de “discernir espíritos”,  de interpretar circunstancias, de ordenar o dia e de viver sua vida.  Por isso abria com ele o dia e fechava com ele a noite.

 

Desde a manhã até a noite. O perfil de um dia no Espírito. Levantar-se com um sentido de expressão:

-           o que é que Deus terá preparado hoje para mim? O que me dirá? Por onde me levará?

-           Quais serão os momentos importantes do dia, os encontros, as encruzilhadas, as surpresas                                                                                     

 

Quem nada espera nada encontra. “Levanta-te de um salto e olha em torno de ti. Perscruta o horizonte e adivinha os pássaros. Afina os ouvidos para captar a música. Desperta cada dia com sensação de novidade, de treinamento, de surpresa pela vida em sua fragrância e elegancia sempre novas. Não há duas manhãs iguais”. (Carlos Vallés)

Nenhum comentário:

Postar um comentário