ESCOLA INACIANA: um jeito
próprio de rezar
Introdução
De sua experiência, S. Inácio retirou uma lição: não é o tempo consagrado
à oração que é decisivo, mas a “atitude de coração” daquele(a) que pretende
rezar. Ele relativiza o aspecto do “tempo” gasto na oração, para colocar o
acento sobre a disponibilidade do coração (atitude interior). Antes de tudo, S.
Inácio coloca a liberdade ou o grau de desapego que lhe permitirá “encontrar
Deus a todo momento” para cumprir a Sua Vontade. Em resposta ao estudante
jesuíta Antonio Brandão, S. Inácio escreve:
“... mas pode exercitar-se em buscar a presença de Nosso Senhor em todas
as ações, como é conversar com alguém, ir e vir, divertir-se, escutar,
entender, enfim, tudo o que fizermos; pois verdadeiramente sua Divina Majestade
está em toda parte por presença, poder e essência. Esta maneira de meditar,
achando Deus em todas as coisas, é mais fácil do que levantar-nos às realidades
divinas mais abstratas, pois nossa presença diante delas exige esforço. Este
excelente exercício nos dispõe para grandes visitas do Senhor, mesmo no decurso
de curta oração”.
A originalidade de S. Inácio permite superar de uma vez a dicotomia entre
ação e oração. Para ele, a própria ação é oração na medida em que ela é o
“lugar” do encontro com Deus.
“Convém, portanto, no próprio coração da atividade, voltar frequentemente
à oração e realizar um movimento circular que vai da oração à ação, e desta à
oração” (P. Nadal).
Mais que um exercício, a “oração na vida” ou oração apostólica é, para S.
Inácio, uma maneira de viver.
Tal maneira de rezar – “encontrar Deus em todas as coisas” – é um dom de
Deus. Cada um recebe esse dom na medida que Deus lhe concede, e que ele coopera
com toda humildade, simplicidade, pureza de coração... Logo, tal oração não se
improvisa. Ela é resultado de um longo aprendizado, que se inscreve no interior
de uma vida espiritual bem conduzida.
A pessoa inaciana reza, às vezes utilizando a meditação, que é o
exercício da racionalidade, da vontade, da memória (a parte mais masculina),
outras vezes reza utilizando a contemplação que é o exercício da sensibilidade,
do intuitivo, do sensível (a parte mais feminina). A contemplação chega ao seu
cume na aplicação de sentidos, onde se exercita toda a sensibilidade. É aqui
que S. Inácio dá à sensibilidade um papel que nunca tinha sido dado até então.
A oração do(a) inaciano(a) envolve a totalidade das dimensões humanas: corpo,
mente, afetividade, coração... num processo de integração e harmonização. Tudo
é mobilizado para a experiência do encontro com o Senhor.
A pessoa inaciana está habituada a uma oração contextualizada. O esquema
dos Exercícios serve como o trilho por onde se desliza sua experiência. A rota
dos Exercícios é a combinação da História da Salvação, apresentada à maneira de
Inácio, em articulação com a história da própria vida: a “biografia
espiritual”. Isto se converte no caminho básico da condução da oração.
Tudo isto nos indica o talante da oração inaciana: é uma oração que torna
a pessoa “contemplativa na ação”, e numa ação que terá repercussão política,
porque quer mudar o rosto do mundo.
Conclui-se que, para o(a) inaciano(a), os Exercícios, além de ser uma
escola de oração, são sobretudo, escola de vida. Escola que pode ajudar a
inverter este fato: “assim como nos comportamos na vida, nos comportamos também
na oração”, para passar, depois de seu aprendizado, para esta realidade: “assim
como nos comportamos na oração, podemos também nos comportar na vida”.
Ou seja, se na oração durante os Exercícios se aprende a ter um novo
padrão de conduta, é possível – com a força da graça – começar a ser uma pessoa
nova na vida. Se levarmos em conta que a experiência profunda de encontro com
Deus vivida nos Exercícios, modifica também o inconsciente, o exercitante se
torna realmente uma pessoa nova.
S. Inácio não propõe exercícios lógicos para que nos animemos a fazer o
que é correto; ele propõe “exercícios” para ajudar-nos a abrir nosso espírito à
ação do Espírito de Deus: é este o enorme poder que nos transformará. A oração
inaciana não é para “re-fazer” a pessoa, mas para potencializá-la, para liberar
energias e riquezas, torná-la criativa, colocá-la em movimento, tirando-a da
acomodação, dinamizando sua capacidade para o bem, para o “mais”.
Por isso, S. Inácio propõe uma modalidade de oração acomodada ao ritmo de
uma pessoa de ação, que responda às exigências da ação e à mobilidade
apostólica. Trata-se de uma oração contínua que vai ao ritmo do dia e da ação;
a oração contínua é a que se faz “tendo sempre Deus diante dos olhos”.
Fonte: CEI-Jesuítas
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