TRÊS MODOS DE ORAR SEGUNDO S.INÁCIO
Fazem parte da 4a.
Semana; provavelmente se referem às formas de oração
na vida cotidiana, pois há
referência a um ambiente mais distendido.
Primeiro
modo de orar (EE. 238-248)
Trata-se de um modo de
engajar-nos, com toda nossa existência cotidiana, numa oração concreta e
realista.
Tal modo consiste numa série de
exercícios que estimulam a pessoa a progredir na virtude.
É um método de revisão rezada da
vida.
Repassar, um
por um, os pontos de um assunto
S. Inácio propõe 4 assuntos:
1) os l0 mandamentos
2) os 7 vícios capitais (e as
virtudes opostas)
3) as 3 potências da alma
(memória, inteligência e vontade)
4) os 5 sentidos corporais.
Podem ser tomados outros assuntos:
as 7 obras de misericórdia (espirituais e corporais) as 15 características da
caridade (1Cor. 13). Consiste em deter-se em cada ponto por alguns instantes, demorando-se
mais em alguns e passando mais rápido outros (conforme a necessidade pessoal).
Este modo de orar não é
propriamente um esquema, método ou exercício de oração, mas um meio para dispor
a pessoa para progredir e para que ela reze melhor. Ex: (ao repassar os 7
vícios capitais): o que é preciso evitar aqui? em quê falhei? ( ao repassar os sentidos
corporais): como uso este sentido? como Jesus usou? como fazer para imitá-lo?
Segundo modo
de orar (EE. 249-257)
Contemplar o significado de cada palavra da oração. S. Inácio
propõe, em primeiro lugar, a oração do Pai-Nosso. Em outros exercícios podem
ser tomadas outras orações, como a Ave-Maria, Credo, Alma-de-Cristo.
Modo de
proceder no exercício:
1) Posição do corpo (aquela em
que a pessoa encontra maior disposição ou maior devoção).
2) Olhos: fechados ou fitos num
lugar.
3) Dizer palavra por palavra. Ex:
Pai.
4) Considerar esta palavra
enquanto encontrar significados, sentidos novos, comparações, gosto e consolação,
em considerações relacionadas com a mesma, sem se preocupar em passar adiante.
5) Terminado o tempo, recitar
toda a oração de modo costumeiro...
6) Não passar à palavra seguinte,
mesmo que fique muito tempo do exercício apenas em uma ou duas palavras.
7) No colóquio final,
dirigindo-se em poucas palavras à pessoa a quem fez a oração, pedir as virtudes
ou graças de que sentir maior necessidade.
8) Voltando a fazer o exercício,
se foram tomadas no anterior só as duas primeiras palavras, repetir de modo
simples estas duas primeiras palavras e deter-se na terceira palavra.
Terceiro
modo de orar (EE. 258-260)
Orar por ritmo, ou ritmar a
oração segundo a respiração. S. Inácio propõe em primeiro lugar a oração
do Pai-Nosso. Em outros exercícios podem ser tomadas outras orações.
Modo de
proceder no exercício
1) A cada aspiração ou expiração,
pronuncia-se mentalmente uma palavra da oração. Ex:: Pai
2) Enquanto é dita a palavra, saborear
o significado de tal palavra ou à pessoa a quem se dirige ou à nossa condição
de fragilidade ou à diferença entre a nossa condição e a da pessoa a quem se reza.
Este método assemelha-se à forma
oriental de oração, conhecida como “oração
de Jesus”, cujo princípio de base é “fazer Jesus entrar no coração” (a fonte mais profunda da vida
humana): consistia em repetir lenta e indefinidamente, ao ritmo da aspiração e
expiração do ar, a invocação “Senhor
Jesus, Filho de Deus, tende piedade de mim, pecador”.
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