quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Espiritualidade Inaciana.7



ESPIRITUALIDADE - A vida segundo o Espírito

Ao referir-nos à espiritualidade cristã, estamos situados frente uma “vida segundo o Espírito” (Rom. 8,9), uma vida nascida, orientada e alimentada pelo Espírito Santo; estamos, pois, frente à experiência original que faz cristã uma pessoa: ser habitada pelo mesmo Espírito que habitou Jesus de Nazaré. Deste modo, essa experiência é que busca ser, primeiro, radicalmente vivida, e logo depois, formulada e comunicada naquilo que chamamos “espiritualidade”.

Assim, a espiritualidade fica situada em seu húmus original: a experiência de Deus. Não é possível, então, referir-se à espiritualidade cristã como a um mero conjunto de “práticas” espirituais – de qualquer tipo que sejam e por mais importantes e significativas que sejam consideradas – senão como a irrupção de algo tão surpreendente, tão vigoroso e transformador como é o fato de que Deus mesmo está se fazendo presente de modo singular na vida de homens e mulheres.

A vida cristã está selada, em sua origem mesma, como “a vida do Espírito de Deus” naquele que crê; trata-se de uma vida na fé – e do mesmo processo de acesso à fé -, do caminho de conversão, do conhecimento e amor a Jesus Cristo, do desejo e capacidade para segui-Lo colaborando no desígnio do Pai, vivendo segundo o projeto de Deus e seus critérios tal como foram encarnados para sempre na vida e ensinamento de Jesus. Toda esta vida é movida pela intervenção do Espírito Santo, comunicado como dom gratuito e acolhido como tal.

Este viver “segundo o Espírito” se contrapõe a “viver segundo a carne” (Gal. 5,16-25), ou seja, se contrapõe a uma vida fechada sobre si mesma, numa perspectiva só terrena e orientada pelos critérios e pelos “esquemas deste mundo” (Rom. 12,2).

A espiritualidade cristã se refere, pois, à vida de Deus Trino em nós e, já que é uma “vida”, ela comporta um dinamismo processual, um processo de orientação permanente para o desígnio de Deus.

Igualmente, já que é uma “vida”, seu caráter processual de conversão envolve todas as dimensões da pessoa: seu pensar, seu sentir e querer e seu agir; ou seja, a vida segundo o Espírito dinamiza um processo de transformação e elevação de critérios, valores e atitudes, segundo Jesus Cristo.

Em outras palavras, o dom da vida segundo o Espírito dinamiza um processo de transformação pessoal que se expressa em um conjunto de convicções, de valores, de obras e compromisso, à imagem de Jesus Cristo.

Em seu caráter de dom gratuito, a “vida segundo o Espírito” é um permanente chamado à nossa liberdade, um chamado que se concretiza com nossa resposta a uma determinada vocação à santidade e ao apostolado. Esta vida é a obra do Espírito Santo em nós, Ele é nosso evangelizador que nos conduz à configuração com Jesus Cristo, o que inicia a consuma a fé, segundo o desígnio do Pai.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário