terça-feira, 25 de outubro de 2016

Contemplação para alcançar amor - II

CONTEMPLAÇÃO PARA APRENDER A AMAR COMO DEUS


Síntese e recapitulação de toda a experiência dos Exercícios e ao mesmo tempo ponto de partida que se destina a introduzir o exercitante na vida diária, com uma visão universal profundamente cristã, a “Contemplação para alcançar Amor” é um novo modo de  orar, ou seja, um modo de “encontrar Deus em todas as coisas”.
                   
É a disponibilidade total ao Senhor, agora interiorizada e assimilada existencialmente. Alimentado com a fonte de energia que foram as 4 semanas, o Ad Amorem transforma-se em luz e calor que vão iluminar e alimentar a 5ª Semana do exercitante.
                                              
Duplo dinamismo: para trás, recolhe os esforços dos Exercícios; para frente, de iluminação e força propulsora.

Contemplação para “alcançar”
– dimensão ascética: nosso esforço; estender a mão para atingir o objetivo (ativo);
- dimensão mística: estender a mão para receber; atitude de humildade, acolher o Dom (passivo).

Aqui o exercitante encontra-se como que no centro do mistério único, que é ao mesmo tempo o mistério do Deus Criador e do Deus Redentor, do Deus que “dá a Vida”  e que conserva o universo, do Deus de quem tudo procede e para quem tudo retorna; em síntese, trata-se do mistério do Amor de Deus.
O exercitante encontra-se, assim, envolvido pelo Amor de Deus.
       
Este Amor ativo e primeiro de Deus suscita nele a gratidão profunda que o leva a responder com a consagração da própria vida ao maior serviço e glória de Deus: “Tomai, Senhor, e recebei...”
Verdadeiro e contínuo ato de Amor, esta contemplação é a expressão ao mesmo tempo heróica e humilde da “mística do serviço”  por puro amor.

Os quatro pontos da Contemplação ( EE. 234-237) indicam uma verdadeira via espiritual que para o exercitante será o lugar natural de sua oração. Trata-se de níveis de aprofundamento para descobrir a presença amorosa de Deus em tudo e em todos.

São quatro graus de profundidade da fé, é um todo dinâmico: cada ponto aprofunda o outro, num movimento espiral. É todo um novo modo de orar que significa um convite a entrar mais profundamente nas maravilhas e bens do Senhor, a penetrar no seu sentido e significado e a  inserir-se no seu dinamismo.
                            
O ponto de partida e, ainda uma vez, uma história, ou seja, o exercitante deve recordar a sua história pessoal de graça, ponderar o quanto Deus tem feito por ele e o quanto Deus deseja dar-se a ele.
                 
“... y consequenter el mismo Señor desea darseme en cuanto puede según su ordenación divina”.
                                   
O texto espanhol deixa mais patente a infinitude e a inesgotabilidade do Dom, o qual só tem como limite a liberdade do homem e sua capacidade de acolher e suportar o Dom de Deus sem morrer.

Em segundo lugar, considerar como Deus se manifesta presente em todos os seus dons; tudo está inundado de Deus. S. Inácio olha o mundo como sacramento de Deus.
                                
Deus quer que vivamos reconciliados com o mundo. Esta presença de Deus é ativa: Deus está trabalhando na história da Salvação.
Finalmente, Deus como fonte da qual procede todo bem como participação de seu infinito ser e perfeição.

“Reflectir en mi mismo”:  “Reflectir”- “reflejarse la luz en un cuerpo opaco” (Dicion. de Nobles).
                               
- quer expressar a refração em minha própria existência do mistério contemplado.
                               
- Como operação ativa equivale a pôr-se diante de Deus como um espelho para deixar-se orientar e “ordenar” por Ele e, consequentemente, é oferecer e devolver  a Deus o que Ele me deu.
                               
-“Reflectir” é um eco da expressão que S. Paulo utiliza em 2Cor.3,18.
                               
-“Deixar refletir” é não permitir que minha própria razão seja a medida das coisas, ou o censor que as seleciona, em minha relação com o Senhor.
                               
- Contemplar implica “dejarse reflejar”, não querer mediatizar nem controlar o mesmo processo orante; é evitar comparações e moralismos.

Portanto, a pedagogia do Ad Amorem abre nossos olhos para contemplar e buscar Deus em todas as coisas, a viver sempre na sua presença; é estar unido com Deus na ação; é trabalhar com Deus na mesma direção, ou seja, fazer as mesmas obras que Deus está fazendo.

Enfim, ser contemplativo na ação – agir de tal maneira que na própria ação devemos contemplar Deus.

Um comentário:

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