CONTEMPLAÇÃO PARA APRENDER A AMAR COMO DEUS
Síntese e recapitulação
de toda a experiência dos Exercícios e ao mesmo tempo ponto de partida que se destina a
introduzir o exercitante na vida diária, com uma visão universal profundamente cristã, a “Contemplação para alcançar Amor” é um novo modo de orar, ou seja, um modo de “encontrar
Deus em todas as coisas”.
É a disponibilidade total ao Senhor, agora interiorizada e assimilada
existencialmente. Alimentado com a fonte de energia que foram as 4 semanas, o Ad Amorem transforma-se em luz e calor
que vão iluminar e alimentar a 5ª
Semana do exercitante.
Duplo
dinamismo: para trás, recolhe os esforços dos Exercícios; para frente, de iluminação e força propulsora.
Contemplação
para “alcançar”
– dimensão ascética: nosso esforço; estender a mão para atingir o
objetivo (ativo);
- dimensão mística: estender a mão para receber; atitude de humildade,
acolher o Dom (passivo).
Aqui o exercitante encontra-se
como que no centro do
mistério único, que é ao mesmo tempo o mistério
do Deus Criador e do Deus Redentor, do Deus que “dá a Vida” e que conserva o universo, do Deus de quem
tudo procede
e para quem tudo retorna; em síntese, trata-se do mistério do Amor de Deus.
O exercitante encontra-se, assim,
envolvido pelo Amor de Deus.
Este Amor ativo e primeiro de Deus suscita nele a gratidão profunda que o leva a
responder com a consagração da própria vida ao maior serviço e glória de Deus: “Tomai,
Senhor, e recebei...”
Verdadeiro e contínuo ato de Amor, esta contemplação é a expressão
ao mesmo tempo heróica e humilde da “mística do serviço” por puro amor.
Os quatro pontos da Contemplação ( EE. 234-237) indicam uma
verdadeira via espiritual que para o exercitante será o lugar natural de sua oração. Trata-se
de níveis de aprofundamento para
descobrir a presença amorosa de Deus em tudo e em todos.
São quatro graus de profundidade da fé, é um todo dinâmico: cada ponto aprofunda o outro, num movimento espiral. É
todo um novo modo de orar que
significa um convite a entrar mais profundamente nas maravilhas e bens do
Senhor, a penetrar no seu sentido e significado e a inserir-se no seu dinamismo.
O ponto de partida e, ainda uma vez, uma história, ou seja, o exercitante deve recordar a sua história
pessoal de graça, ponderar o quanto
Deus tem feito por ele e o quanto Deus deseja dar-se a ele.
“... y
consequenter el mismo Señor desea darseme en cuanto puede según su ordenación
divina”.
O texto espanhol deixa mais
patente a infinitude e a inesgotabilidade do Dom, o qual só
tem como limite a liberdade do homem e sua capacidade de acolher e suportar o
Dom de Deus sem morrer.
Em segundo lugar, considerar como Deus se manifesta presente em todos os seus dons; tudo
está inundado de Deus. S. Inácio olha o mundo como sacramento de Deus.
Deus quer que vivamos
reconciliados com o mundo. Esta presença
de Deus é ativa: Deus está trabalhando
na história da Salvação.
Finalmente, Deus como fonte da qual procede todo bem como participação de seu
infinito ser e perfeição.
“Reflectir
en mi mismo”: “Reflectir”- “reflejarse la luz en un cuerpo opaco”
(Dicion. de Nobles).
- quer expressar a refração em minha própria
existência do mistério contemplado.
- Como operação ativa equivale a
pôr-se diante de Deus como um espelho
para deixar-se orientar e “ordenar” por Ele e,
consequentemente, é oferecer e devolver
a Deus o que Ele me deu.
-“Reflectir” é um eco da
expressão que S. Paulo utiliza em 2Cor.3,18.
-“Deixar refletir” é não
permitir que minha própria razão seja a medida das coisas, ou o censor que as seleciona,
em minha relação com o Senhor.
- Contemplar implica “dejarse
reflejar”, não querer mediatizar nem controlar o mesmo processo orante;
é evitar comparações e moralismos.
Portanto, a pedagogia do Ad
Amorem abre nossos olhos para contemplar
e buscar Deus em todas as coisas, a viver sempre na sua presença; é estar unido com Deus na ação; é trabalhar com
Deus na mesma direção, ou seja, fazer as mesmas obras que Deus está fazendo.
Enfim, ser contemplativo na ação – agir de tal maneira que na própria ação devemos contemplar Deus.
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