Tito
foi, juntamente com Timóteo, um dos principais colaboradores de Paulo. De
origem grega, aderiu à fé, provavelmente através de Paulo, durante a primeira
viagem missionária deste. Certo é que o acompanhou a Jerusalém, para a
assembleia apostólica, constituindo um exemplo vivo da decisão tomada de não
impor os costumes judaicos aos cristãos oriundos do mundo pagão, pois, embora
sendo grego, não foi obrigado a circuncidar-se (Gl 2,1.3).
AÇÃO
DE TITO
Na sua
colaboração com Paulo, foram-lhe confiadas tarefas delicadas como a organização
da colecta em favor das igrejas da Judeia (2 Cor 8,6-17) e, provavelmente, a
pacificação da comunidade de Corinto e a reconciliação entre esta e o próprio
Paulo (2 Cor 2,1-13).
Paulo
refere-se a ele sempre em termos muito elogiosos (2 Cor 7,6-7.13-16; 12,18).
Segundo 2 Tm 4,10, foi-lhe ainda confiada uma missão na Dalmácia. A presente
Carta dá-o como “bispo” de Creta (Tt 1,5), onde, segundo a tradição, exerceu o
ministério até ao fim dos seus dias. É estranho que os Actos dos Apóstolos, que
mencionam várias vezes Timóteo, não façam nenhuma referência a Tito. Nunca foi
apresentada uma explicação convincente para o facto, sugerindo alguns que Tito
é o redactor das passagens “nós” dos Actos (Act 16,10-17; 20,5-21,18; 27,1-28,16).
AUTENTICIDADE
A
maioria dos exegetas contesta a autenticidade paulina da Carta a Tito, quer
pelo vocabulário utilizado, que se afasta bastante do que encontramos nas
autênticas Cartas de Paulo, quer pelos problemas tratados, que fazem supor uma
fase de desenvolvimento da Igreja posterior à época apostólica.
Além
disso, a Carta encontra-se redigida num tom muito impessoal, com excepção do
título de «meu verdadeiro filho» que se encontra na saudação (1,4), longe,
pois, das afectuosas referências de Paulo a Tito noutras Cartas.
DIVISÃO
E CONTEÚDO
A
Carta pode estruturar-se do modo seguinte:
Saudação inicial
(1,1-4);
Orientações a Tito sobre os critérios de escolha dos
responsáveis das comunidades (1,5-9);
Aviso contra os falsos mestres
(1,10-16);
Ensinamentos sobre o modo de comportamento de várias
categorias de crentes (2,1-15);
Elenco de deveres sociais (3,1-11);
Recomendações de carácter pessoal
(3,12-14);
Saudação final
(3,15).
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