Cubismo
O cubismo é um movimento artístico que surgiu no
século XX, nas artes plásticas, tendo como principais fundadores Pablo Picasso
e Georges Braque e tendo se expandido para a literatura e a poesia pela
influência de escritores como John dos Passos e Vladimir Maiakovski.O quadro
"Les demoiselles d'Avignon", de Picasso, 1907 é conhecido como marco
inicial do cubismo. Nele ficam evidentes as referências a máscaras africanas,
que inspiraram a fase inicial do cubismo, juntamente com a obra de Paul
Cézanne.
O cubismo tratava as formas da natureza por meio
de figuras geométricas, representando as partes de um objeto no mesmo plano. A
representação do mundo passava a não ter nenhum compromisso com a aparência
real das coisas.
Historicamente o cubismo originou-se na obra de
Cézanne, pois para ele a pintura deveria tratar as formas da natureza como se
fossem cones, esferas e cilindros. Entretanto, os cubistas foram mais longe do
que Cézanne. Passaram a representar os objetos com todas as suas partes num
mesmo plano. É como se eles estivessem abertos e apresentassem todos os seus
lados no plano frontal em relação ao espectador. Na verdade, essa atitude de
decompor os objetos não tinha nenhum compromisso de fidelidade com a aparência
real das coisas.
O pintor cubista tenta representar os objetos em
três dimensões, numa superfície plana, sob formas geométricas, com o predomínio
de linhas retas. Não representa, mas sugere a estrutura dos corpos ou objetos.
Representa-os como se movimentassem em torno deles, vendo-os sob todos os
ângulos visuais, por cima e por baixo, percebendo todos os planos e volumes.
Evolução do
movimento
Fase cezannista ou cezaniana (1907 a 1909):
Influência do francês Paul Cézanne.
Fase analítica ou hermética (1909 a 1912):
caracterizado pela desestruturação da obra em todos os seus elementos.
Decompondo a obra em partes, o artista registra todos os seus elementos em
planos sucessivos e superpostos, procurando a visão total da figura,
examinado-a em todos os ângulos no mesmo instante, através da fragmentação
dela. Essa fragmentação foi tão grande, que se tornou qualquer figura nas
pinturas cubistas. A cor se reduz aos tons de castanho, cinza e bege.
Cubismo sintético (1913 1914): reagindo à
excessiva fragmentação dos objetos e à destruição de sua estrutura.
Basicamente, essa tendência procurou tornar as figuras novamente reconhecíveis.
Também chamado de Colagem porque introduz letras, palavras, números, pedaços de
madeira, vidro, metal e até objetos inteiros nas pinturas. Essa inovação pode
ser explicada pela intenção dos artistas em criar efeitos plásticos e de
ultrapassar os limites das sensações visuais que a pintura sugere, despertando também
no observador as sensações táteis.
Desta última fase decorrem dois movimentos:
Orfismo
Secção de Ouro
Características
Geometrização das formas e volumes;
Renúncia à perspectiva
O claro-escuro perde sua função;
Representação do volume colorido sobre
superfícies planas;
Sensação de pintura escultórica;
Cores austeras, do branco ao negro passando pelo
cinza, por um ocre apagado ou um castanho suave.
Cores fechadas.
Artistas
plásticos
Juan Gris, 1914: Homem no café
Paul Cézanné
Paul Gauguin
Pablo Picasso
Georges Braque
Juan Gris
Kazimir Malevich
Lyonel Feininger
Fernand Léger
Umberto Boccioni
Robert Delaunay
Diego Rivera
Alexandra Nechita
Tarsila do Amaral
Vicente do Rego Monteiro
Piet Mondrian
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